Languedoc

Maior região produtora vinícola da França. Situado no sul do país, ocupando uma área de 42.800 ha, o Laguedoc e o Roussillon juntos possuem uma área plantada de vinhas de mais de 228 mil hectares

Vinhos da França
Rua em Montagnac (Gard), Languedoc / Imagem: Google Earth


Vinhos do Languedoc

Nos seus 228.000 ha de vinhedos, que se espalham pelos départaments (estados no Brasil; distritos em Portugal) de Aude, Gard, Hérault e Pirineus-Orientais, são produzidos vinhos de uma grande variedade. Inclusive, a região é o berço do mais antigo vinho efervescente do mundo, a Blanquette de Limoux.

Vinhos Populares

Os vinhos do Languedoc já tiveram a fama de serem os mais populares da França, tendo em vista a abundância da produção e de menor preço. Coisa do passado já que cepas mais nobres foram plantadas, o que contribuiu para aumentar a qualidade - e também o preço.

AOC Languedoc

O Languedoc produz vinhos considerados AOC (Denominação de Origem Controlada), atualmente AOP (D. de O. Protegida) e vinhos IGP (Indicação Geográfica Protegida) Sul da França.

Em mais detalhes, o Languedoc produz:
• 6 AOC Crus du Languedoc
• 15 AOC Grands Vins du Languedoc
• 1 AOC regional sob o nome de AOC Languedoc

Tinto, Branco ou Rosé?

Dos vinhos produzidos no Languedoc, 77% são tintos, 13% rosés e 10% brancos.

Alguns números sobre o Languedoc

Os Vinhos IGP Sud de France representam 14% das vendas, 51% são tintos, 39% rosés e 10% brancos. Para se ter uma ideia, no anos 1990, a parte dos rosés era de apenas 18%! Os Vinhos IGP Sud de France estão entre os mais populares desta categoria e representam 24% das vendas em todo o país.

Dentre estes vinhos, 78% das vendas são dos vinhos de départements (Aude, Gard, Pays d'Héraukt) e os 22% restantes são IGP de território. Destes últimos, 6 rótulos representam 77% de todas as vendas da categoria. [Languedoc: 1]