Vinhos de Portugal

Com uma área plantada de vinhas da ordem de 221.448 hectares e uma produção estimada em 5,6 milhões de hl (O.I.V., 2016), Portugal é o 11º produtor mundial de vinhos, bem atrás da Alemanha

Vinhos de Portugal
O Rio Douro em Peso da Régua / Imagem: Google Earth



Vinhos de Prestígio

A Região Vinhática do Douro, no norte de Portugal e primeira região demarcada do mundo (1756), é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco. Destes vinhedos saem os vinhos que vão produzir o DOC Douro e o mundialmente famoso Vinho do Porto.

O que por si só estes fatos já atestam da importância histórica destes vinhos de Portugal. E, dentre estes, não podemos deixar de destacar os seguintes vinhos:

Vinho do Porto

Um vinho símbolo de Portugal. Em 1279 já se registrava a primeira exportação do vinho do Porto. Saber mais: Vinho do Porto

Vinho da Madeira

O Vinho da Madeira começa logo após a descoberta desta ilha (1419), quando foram plantadas as primeiras vinhas. Este célebre vinho desde cedo viajou por vários continentes, dentre os quais a América, sendo considerado o Vinho dos Descobrimentos.

Vinho de Bucelas

Outro vinho famoso, o Vinho de Bucelas sempre teve grandes momentos de glória. Além de acompanhar os navedores autores das façanhas dos Grandes Descobrimentos, também é conhecido como o "Vinho de Shakespeare".

Vinho Verde

Outro vinho típico, o Vinho Verde do Minho, foi durante muito tempo um dos mais representativos dos vinhos portugueses. A forte personalidade do Vinho Verde, muito associado ao seu terroir é um dos trunfos deste vinho consumido jovem e cujo frescor faz com que seja muito apreciado no verão. Saber mais: Vinho Verde

Vinho do Alentejo

Os vinhos do Alentejo, dentre os mais consumidos e populares do país, vêm ganhando bastante terreno nos últimos. A forte exuberância aromática e a qualidade dos Vinhos do Alentejo estão entre as razões deste sucesso.