Champanha

Cobrindo uma superfície de 35.000 hectares, os vinhedos da Champanha foram criados pelos abades Beneditinos - dentre os quais o famoso Dom Pérignon - nas imediações da cidade de Reims. O vinho da Champanha, o champagne, é o espumante mais famoso do mundo

Vinhos da França
Rua em Epernay, na Champanha / Imagem: Google Earth

Champanha e Champagne

Cobrindo uma superfície de 35.000 hectares, os vinhedos da Região da Champanha foram criados pelos abades Beneditinos - dentre os quais o famoso Dom Pérignon - nas imediações da cidade de Reims. O vinho da Champanha, o champagne, é o espumante mais famoso do mundo. Na cidade de Reims, sua imponente catedral obra-prima do estilo gótico do século XIII, foi o lugar oficial do coroamento dos reis da França.

Champanha-Ardenas

A maior parte dos vinhedos champenois se extendem pelas terras das da Região Champanha-Ardenas e parte dos départements de Aisne e Sena-e-Marne. As principais caves abertas à visitação do público estão situadas na cidade de Épernay.

Don Pérignon

Atribui-se ao monge beneditino Don Pérignon o mérito de ter inventado o método champenois (da Champanha) de se fazer este célebre vinho espumante.