Vinho Verde

Com uma área plantada de vinhas da ordem de 221.448 hectares e uma produção estimada de 5,6 milhões de hl (O.I.V., 2016), Portugal é o 11º produtor mundial de vinhos

Vinhos de Portugal
Vinhedos em Mesão Frio, Vila Real / Imagem Google Earth



Vinho Verde

Entre os rios Minho e Douro, os vinhedos dos Vinhos Verdes (DOC) extendem-se por 34.000 ha, na Região noroeste de Portugal (o Minho). Na sua forma tradicional, muitas vinhas apoiam-se nas árvores, como os carvalhos e plátanos, entre outras. Durante décadas, o vinho verde foi o vinho mais representativo de todos os vinhos de Portugal.

Vinho com Personalidade

O grande diferencial do vinho verde é, principalmente, a "forte personalidade das castas locais e as formas de cultivo das vinhas" [1]. Nesta região, tradicionalmente, muitas videiras crescem trepadas nas árvores, nas bordas dos campos. Estes vinhos têm baixa coloração - amarelo citrino claro, palha esverdeado - e teor alcólico médio.

Vinho com Personalidade

Em geral, os Vinhos Verdes são consumidos jovens, até o segundo após a produção. Um diferencial destes vinhos é o frescor, o que faz deles serem muito apreciados durante a época do verão.