Molise, Itália

Dos vinhedos das colinas de Molise são produzidos bons vinhos, como os Biferno, Pentro d'Isernia e o Tintilia del Molise, todos DOC, entre outros vinhos

Vinhos da Itália
Vista dos arredores de Isernia, em Molise, terra dos vinhos Pentro d'Isernia e Molise DOC

Molise

Segue... | Os vinhedos da verdejante região da Úmbria, terra de fé franciscana, com dois vinhos classificados DOCG (o Montefalco Sagrantino e o Torgiano Rosso Riserva), o Orvieto DOC e cerca de uma dúzia de DOC, produzem vinhos de grande qualidade, famosos e de renome mundial.


Orvieto

O orvieto, classificado vinho DOC (Denominazioni di origine controllata), é o vinho mais conhecido da Úmbria, produzido nas colinas do Orvietano, ao sudoeste de Perugia, a capital da região.


Rua em Montefalco, Úmbria (Google Earth)

Sagrantino

Quanto ao montefalco sagrantino, sua tradição - em Montefalco as vinhas chegam até os arredores da cidade! - e sua personalidade fazem deste vinho, indiscutivelmente, um dos melhores dos vinhos italianos.


Torgiano

Outro vinho de excelente qualidade produzido nas colinas da Úmbria, província de Perugia, o torgiano rosso riserva destaca-se pelo seu caráter e notoriedade decorrente, que o levar a estar na preferência de enólogos de todo mundo.


Os Vinhos DOCG e DOC da Úmbria

Confira os vinhos DOCG (Denominazioni di origine controllata e garantita) e DOC (Denominazioni di origine controllata) produzidos na região da Úmbria [23]:
    DOCG

  1. Montefalco Sagrantino, DOCG produzido no município de Montefalco
  2. Torgiano Rosso Riserva, DOCG produzido no município de Torgiano



  3. DOC

    Rua em Orvieto, Úmbria (Google Earth)
  4. Assise
  5. Colli Altotiberini
  6. Colli Amerini
  7. Colli del Trasimeno o Trasimeno
  8. Colli Martane
  9. Colli Perugini
  10. Lago di Corbara
  11. Montefalco
  12. Orvieto



  13. Rosso Orvietano ou Orvietano Rosso
  14. Torgiano