Orvieto, Umbria

Em Orvieto, mais antigo território vinícola da Úmbria, se produz vinho de qualidade e de longa tradição. Vinho do Império Romano e Vinho dos Papas, Orvieto desde então simboliza a cidade e seu famoso vinho.

Vinhos da Itália
Rua em Orvieto (Terni), na Umbria, terra dos famosos vinhos Orvieto e Rosso Orvietano

Orvieto, Umbria

Os vinhedos da verdejante e montanhosa região da Úmbria, terra de fé franciscana, com dois vinhos classificados DOCG (o Montefalco Sagrantino e o Torgiano Rosso Riserva), o Orvieto DOC e cerca de uma dúzia de DOC, produzem vinhos de grande qualidade, famosos e de renome mundial.


Orvieto

O orvieto, classificado vinho DOC (Denominazioni di origine controllata), é um dos vinhos mais conhecidos da Úmbria, produzido nas colinas do Orvietano, ao sudoeste de Perugia, a capital da região.


Sua área de produção foi delimitada em 1931, sendo reconhecida a DOC no ano de 1971. E desde 1977 se produz em Orvieto um vinho qualificado de Superior [1].

Rua em Montefalco, Úmbria (Google Earth)

Castas

Quanto às castas utilizadas para produzir o Orvieto DOC, são autorizadas a Procanico (Trebbiano Toscana), Grecchetto di Orvieto, com um mínimo de 60%, além de outras castas brancas não aromáticas (os restantes 40%) [1].


Rosso Orvietano DOC

Ou Orvietano Rosso é outro vinho de excelente qualidade produzido nas colinas de Orvieto, província de Terni, o torgiano rosso riserva destaca-se pelo seu caráter e notoriedade decorrente, que o levar a estar na preferência de enólogos de todo mundo.


Os Vinhos DOC de Orvieto (Úmbria)

Confira os vinhos DOC (Denominazioni di origine controllata) produzidos na região de Orvieto, província de Terni, na Úmbria [1]:
    DOCG

  1. Orvieto, produzido na comuna de Orvieto
  2. Rosso Orvietano ou Orvietano Rosso, DOC também produzido no município de Orvieto



Links



Orvieto DOC