Assinatura Digital

Era Digital

O Brasil, como vários outros países avançados, já entrou na Era Digital. E, com a assinatura digital avança mais ainda e facilita a vida das empresas e dos cidadãos. O que é a assinatura digital e como funciona?

Assinatura Digital

Mais rapidez e economia em todos os processos. E tem mais: é grátis!
Trata-se de um serviço oferecido pelo portal do governo federal gov.br. Graças a este serviço, milhões de cidadãos já economizaram mais de 50 milhões de reais que, antes, iam direto para os cartórios. Além ganhar tempo, os cidadãos e as empresas também estão economizando e ganhando muito dinheiro com esta papelada virtual.

Assinatura digital. Era Digital, Top do Brasil
Assinatura digital. Era Digital


Sucesso estrondoso
Esta iniciativa do Ministério da Economia teve de imediato um grande sucesso junto ao público em geral e as empresas em particular. Em janeiro, haviam sido realizadas 13,2 mil assinaturas digitais. Em agosto, chegaram a 606,1 mil assinaturas digitais! Ou seja, foi um crescimento espetacular: 45 vezes mais do que no início do ano.


Integração Juntas Comerciais com a plataforma gov.br

Como este fenômeno vem ocorrendo com tamanha velocidade ultimamente? Quando o cidadão faz qualquer operação (alterações nos registros das empresas, por exemplo) e que implique assinatura numa Junta Comercial, graças à integração destas com o serviço do portal gov.br, automaticamente ele já vai utilizar uma assinatura digital.





Acelerando a Transformação Digital


Das 27 Juntas Comerciais do país, 21 já estão conectadas a este serviço. E não pára aí. Novos serviços estarão sendo agregados, como é o caso da Carteira Digital de Trânsito. "Pela Carteira Digital de Trânsito, agora pode ser realizada a transferência de veículos do cidadão para estabelecimentos comerciais".

Hoje estamos mergulhados numa gigantesca Transformação Digital. Nesta nova era, todos têm que adaptar-se ao novo processo de Transformação Digital. Mas, do que se trata? Como estamos vivendo esta nova realidade em nosso país? Estamos preparados para estes novos desafios?